segunda-feira, 5 de novembro de 2012

O que são verminoses?

Verminoses

Verminose é uma doença provocada por agentes específicos, denominados parasitas, especialmente Endoparasitas, que vivem no interior do corpo do hospedeiro. Constitui-se uma doença frequente, de difícil controle pelos órgãos públicos, que acomete o ser humano de forma irrestrita. É observada nas crianças e nos adultos, em ambos os sexos, em todas as classes sociais, tanto na zona rural como nas cidades.
As consequências decorrentes destas doenças podem representar grande danos à saúde do indivíduo, por vezes até fatais. A prevenção constitui-se a forma mais segura e eficaz contra estas infecções.
Há muitos tipos de verminoses sendo que as mais freqüentes são: ascaridíase (lombrigas), teníase (solitária), oxiuríase, tricuríase e ancilostomíase (amarelão). Outras menos freqüente também são importantes, principalmente devido ao quadro clínico de alto risco para o paciente, tais como: estrongiloidíase, esquistossomose, bicho-geografico, filariose e hidatidose.
A parte interessante é que sempre que ouvimos sobre as verminoses e suas formas de contagio as associamos com pessoas de baixa renda, sendo que elas podem ser facilmente transmitidas para nós, que vivemos na cidade, ou para qualquer outro lugar. Um simples alimento mal cozido e mal lavado, pode acabar por facilmente nos render um contagio, com não apenas verminoses mas, muitas outras doenças.
Por isso, o cuidado com a higiene e com os alimentos é parte essencial, Tá to na prevenção quanto na cura dessas doencas. Algumas podem também ser adquiridas com a faltado calcados, andar descalço permite a chance da entrada dos vermes pela sola dos pés, como o esquistossomo.
Muitas verminoses causam enjôo, vomito e diarréia, além de mudança no apetite, tonturas, entre outras coisas. Sendo assim, um dos males que acontecem durante e após a verminoses é a desidratação.
A prevenção corresponde a melhor forma de proteger a saúde contra as verminoses.

Algumas medidas simples são suficientes, tais como:
  • Lavar bem as mãos sempre que usar o banheiro, ou antes das refeições;
  • Conservar as mãos sempre limpas, unhas aparadas, e evitando colocar a mão na boca;
  • Beber somente água filtrada ou fervida;
  • Lavar bem os alimentos antes do preparo, principalmente se forem consumidos crus;
  • Andar somente calçado;
  • Comer apenas carne bem passada;
  • Não deixar as crianças brincarem em terrenos baldios, com lixo ou água poluída;
  • Manter limpa a casa e o terreno em volta, evitando a presença de moscas e outros insetos;
  • Comer somente em lugares limpos e higiênicos;
  • Realizar exames parasitológico e tomar vermifugo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário